Zucotto de Panetone Recheado com Semifreddo de Castanhas e Morango

Esse ano eu queria uma sobremesa indecente para o natal, daquelas que você coloca na mesa e impressiona todos os convidados hahaha, alguma coisa bem chocolatosa e de preferência gelada por causa do calor que faz em dezembro.
Procurando referências achei uma sobremesa italiana chamada zucotto, é basicamente um pão de ló semi congelado recheado com sorvete, pode ser feita com panetone também. Era tudo que eu precisava, além de ser uma sobremesa incrível ainda poderia usar um dos meus testes de panetone, eu fiz muitos, e poupar o meu trabalho em uma das etapas.
Eu não encontro sorvete adequado para veganos onde moro e fiz um semifreddo de castanhas e morango muito simples, me inspirei no semifreddo do blog Little Market Kitchen e gostei demais do resultado, até me lembrou o antigo recheio do bombom sonho de valsa.
Eu montei o semifreddo da seguinte forma: uma camada de panetone, uma camada de ganache de chocolate para que o panetone não absorvesse o semifreddo e o semifreddo, cobri com mais ganache de chocolate quando desenformei.
A receita do panetone que eu usei já está publicada aqui no blog, usei quase o panetone inteiro para um semifreddo grande.
Caso castanhas sejam muito caras ou difíceis de achar eu tenho essa alternativa de semifreddo aqui no blog, é uma delícia e acho que um zucotto de panetone e chocolate ficaria delicioso.

Zucotto de Panetone e Semifreddo de Castanhas e Morango

1 panetone (usei um panetone de chocolate e passas)

Ganache de chocolate

350 g de chocolate meio amargo vegano picado
1/2 xícara de leite de coco

Semifreddo de Castanhas e Morango

1 3/4 xícara de castanhas de caju torradas
1/4 xícara de amêndoas sem pele (usei amêndoas laminadas, use a oleaginosa que tiver disponível, pode usar castanhas
400 mL de leite de coco
suco de 1/2 limão
1/4 xícara de açúcar
1 xícara de morangos cortados em fatias finas no sentido do comprimento

Para começar o zucotto corte o panetone em fatias de mais ou menos 1 dedo de grossura, disponha as fatias em uma tigela ou forma que possa ir ao congelador (de preferência uma tigela redonda). Cubra todo o fundo da tigela com as fatias de panetone, aperte bem e ajeite as fatias para que todo o fundo esteja coberto com o panetone. Reserve.
Coloque o chocolate e o leite de coco para o ganache em uma tigela e leve ao microondas por 30 segundos, retire e mexa bem para que o chocolate dissolva e misture com o leite de coco. Repita a operação quantas vezes forem necessárias para que o chocolate esteja totalmente derretido.
Despeje metade da ganache sobre as fatias de panetone que estão cobrindo o fundo da tigela, espalhe bem para que todas as fatias estejam cobertas com ganache. Reserve.
A outra metade da ganache será usada para cobrir o zucotto, coloque em um pote tampado e guarde na geladeira.
Adicione todos os ingredientes do semifreddo a um liquidificador ou processador, exceto os morangos, bata bem até que a mistura esteja homogênea. Despeje essa mistura em uma tigela e adicione as fatias de morango, misture delicadamente e despeje sobre o panetone coberto com ganache.
Nessa altura o zucotto já está pronto e só precisa ser resfriado, cubra a tigela do zucotto com plástico filme ou papel alumínio e leve ao congelador por no mínimo 8 horas.
Na hora de servir o zucotto retire a tigela da geladeira com alguns minutos de antecedência, use uma faca para desgrudar o panetone das laterais da tigela e vire sobre um prato. Caso o zucotto não desgrude de imediato espere mais alguns minutos.
Esquente a ganache por 30 segundos no microondas ou até que volte a ficar cremosa, despeje sobre o zucotto e sirva.
Essa sobremesa precisa de alguns minutos fora do congelador antes de servir para que o semifreddo e o panetone não fiquem duros, você perceberá se ela está no ponto para ser servida pela resistência ao corte. Use uma faca molhada para cortar o zucotto, se quiser fatie toda sobremesa e guarde no congelador já fatiada para comer em outro momento.

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *