Tropeiro Vegano de Feijão Guandu

Tropeiro Vegano de Feijão Guandu

Eu já tinha lido sobre o feijão guandu ou feijão andu no come-se, blog da Neide Rigo, e fiquei muito curiosa para provar. Achei o feijão na feirinha do bairro, morri de medo de não gostar por ouvir falar do amargor, segui as dicas da Neide e o feijão ficou divino!
Eu realmente adorei o sabor desse feijão, ele tem um gosto herbal muito agradável, acho que fica mais próximo de ervilha fresca do que de feijão, apesar de parecer feijão fradinho na aparência. Eu deixei o feijão de molho por 12 horas e fervi para retirar o amargor, deu certo e o feijão ficou delicioso.
Eu adorei esse tropeiro, a páprica defumada fez o feijão ficar especial, caso não encontre pode tentar com a picante ou doce mas o esforço vale a pena.

Tropeiro Vegano de Feijão Guandu

2 xícaras de feijão guandu cozido e escorrido
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de páprica defumada
1/2 maço de cebolinha picada
3 folhas de couve picadas em tiras
1 xícara de farinha de mandioca
sal e pimenta do reino
azeite para refogar

Para preparar o feijão eu deixei 250 g de feijão guandu de molho em bastante água por 12 horas, escorri a água do molho e fervi o feijão por 10 minutos, descartei a água do cozimento. Cozinhei o feijão em uma nova água por mais 10 minutos na panela de pressão.
Usei 2 xícaras para fazer o feijão tropeiro e guardei o restante na geladeira para temperar em outro momento.

Para o feijão tropeiro refogue no azeite, em uma frigideira grande, a cebola, o alho e a páprica até que tudo esteja dourado e bem aromático. Adicione metade da cebolinha e refogue até começar a murchar, adicione a couve e refogue até que ela também comece a murchar.

Adicione o feijão e tempere com sal e pimenta do reino, em seguida adicione a farinha e misture bem até que todos os ingredientes estejam incorporados. Adicione o resto da cebolinha e sirva.

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *