Tomate Seco

2

Um clássico dos anos 80, tomates secos são deliciosos e um curinga na cozinha. Podem fazer parte de um sanduíche, pastinhas, incrementar molhos, saladas, servir de petisco e etc.
Na minha opinião tomate seco industrializado sempre tem gosto metálico, fazer em casa é mais barato e muito mais gostoso. Além disso podemos aproveitar todo o fruto, com o miolo do tomate eu fiz um molho simples, nada de desperdício por aqui :).

Tomate seco

2 kg de tomate italiano
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de sal
azeite o suficiente para cobrir os tomates secos
orégano a gosto

Corte os tomates, já higienizados, no sentido do comprimento e retire o miolo com a ajuda de uma colher, reserve para fazer o molho.

 

Pré aqueça o forno a 220 graus. Disponha os tomates em uma assadeira lado a lado com a pele voltada para baixo, meu forno tem duas grades, então eu usei duas assadeiras e fiz os 2 quilos de tomate de uma vez só. Em uma vasilha misture bem o sal e o açúcar e polvilhe os tomates com a mistura.

Leve ao forno até juntar água dentro dos tomates, cerca de 30 minutos. Retire do forno e vire os tomates, achate com um garfo até que a polpa fique rente a assadeira.

Coloque a assadeira de volta no forno e asse até que os tomates estejam enrugados e comecem a dourar a pele, cerca de 45 minutos. A assadeira vai começar a caramelizar, se ela queimar antes que os tomates estejam prontos retire do forno e troque de assadeira, ou lave a que já está usando. Vigie sempre, se ela queimar os tomates ficarão escuros e com uma aparência desagradável.

Espere os tomates esfriarem e transfira para um potinho com boa vedação. Tempere com o orégano a cada camada de tomate, em seguida cubra com azeite.

Eu usei orégano como tempero mas dá pra usar alho cru, manjericão fresco, chimichurri, e o que mais você quiser. Guarde a conserva na geladeira, a durabilidade é de 15 a 20 dias.
O rendimento foi de 2 potinhos desse da foto, da próxima vez vou pesar e atualizo a informação aqui.
A conserva pode ser congelada, já testei e deu certo, deixe descongelar na geladeira.

Molho de miolo de tomate

Miolo de 2kg de tomate italiano
½ cebola
1 dente de alho
azeite para refogar
¼ de xícara de azeitona picada
1 colher de café de açúcar

Bata o miolo dos tomates no liquidificador e coe para separar as sementes, reserve. Refogue a cebola e o alho até dourar, adicione o molho coado, as azeitonas e o açúcar. Deixe cozinhar no fogo baixo até reduzir e apurar.

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

2 Comments

  1. Jéssica
    1 de Fevereiro de 2017

    Está tudo lindo e feito com muito carinho ❤❤❤

    Responder
    1. Maria Anni-Frid
      2 de Fevereiro de 2017

      Obrigada 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *