Tofu Oriental (General Tso’s Tofu)

Tofu Oriental - General Tso's Tofu

Certo dia estava com um bloquinho de tofu firme em casa e não fazia idéia de como preparar, quando isso acontece recorro a meus dois blogs favoritos de comida vegana: Papacapim e Minimalist Baker. Nestes dois blogs você pode encontrar receita com praticamente qualquer ingrediente, nesse dia encontrei essa receita maravilhosa com tofu.
General Tso’s é tradicionalmente um prato de galinha servido nos restaurantes chineses-americanos, a Dana do Minimalist Baker veganizou o prato e eu amei! Já repeti e vou fazer muito mais vezes essa delícia, inclusive estou com um bloquinho de tofu na geladeira nesse momento destinado a isso.
O tofu nesse prato fica realmente delicioso, esqueça aquela conversa de que tofu é sem graça, o molho é pegajoso, adocicado, salgadinho por causa do shoyo e bastante picante.
O shoyu ideal para preparar esse prato é o light, ele não é tão escuro e deixa o tofu com uma cor dourada linda! Eu já fiz usando o shoyu comum e não vejo diferença no sabor, apenas no visual, o tofu fica bem escuro.
Para acompanhar eu sirvo brócolis refogado como a Dana sugeriu e arroz basmati.

Tofu Oriental (General Tso’s Tofu)

Tofu
250 g de tofu firme
3 colheres de sopa de molho shoyu light
1 colher de chá de molho de pimenta
1 colher de chá de óleo de gergelim torrado
4 colheres de amido de milho
2 colheres de sopa de óleo para fritar o tofu

Molho
2 colheres de chá de óleo de gergelim
2 colheres de chá de amido de milho
1 dente de alho picado
1/2 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de sopa de vinagre de arroz
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de molho shoyu light
1 colher de sopa de água

Para refogar
1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado
1/2 maço de cebolinha picado grosseiramente
1 pimenta dedo de moça picada

Para começar escorra a água do tofu e enrole em 3 folhas de papel toalha, coloque o tofu em uma superfície e apoie alguma panela ou frigideira pesada sobre ele para retirar a água, deixe por 10 minutos. Eu usei a tampa de uma panela de ferro.

Enquanto espera os 10 minutos misture todos os ingredientes do molho em uma tigelinha e misture bem até o açúcar dissolver, reserve.

Coloque uma frigideira para esquentar, desembale o tofu e corte em cubinhos. Coloque o tofu em uma tigela rasa e adicione o molho de soja, o molho de pimenta e o óleo de gergelim, misture delicadamente e deixe o tofu descansar por cerca de 3 minutos.
Coloque o tofu dentro de um saquinho e adicione o amido de milho, chacoalhe o saquinho até que o tofu absorva todo o amido. Adicione 1 colher de amido por vez.

Adicione as duas colheres de sopa de óleo a frigideira quente e adicione o tofu delicadamente para não quebrar os quadradinhos. Frite cada lado dos quadrados mais ou menos 1 minuto ou até que os cubinhos estejam dourados, reserve.
Volte a frigideira para o fogo para refogar os ingredientes. Adicione o óleo de gergelim, a pimenta e a cebolinha e refogue por mais ou menos 1 minuto, em seguida adicione o tofu e o molho. Cozinhe a mistura (mexendo sempre) até que o molho engrosse, cerca de 2 minutos.

Esse prato é bem picante, quem não gostar pode omitir o molho de pimenta e a pimenta dedo de moça.

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *