Tofu Assado com Manteiga de Amendoim

Eu adoro cozinhar tofu e sempre procuro formas diferentes e inovadoras de usar esse ingrediente, nas minhas pesquisas encontrei essa receita de tofu assado com manteiga de amendoim e logo quis experimentar fazer a minha versão.
Esse tofu é o melhor que eu já fiz, conseguiu desbancar o meu queridinho General Tso’s tofu, receita aqui, e é o novo queridinho da minha família.
Além de ser delicioso é muito prático de se fazer, basicamente lambuzar o tofu com o molho e assar.
Para acompanhar eu fiz arroz branco, amendoim tostadinho e bok choy ou acelga chinesa refogada como a Kara Lydon sugeriu na receita original.
Eu não usei o molho de pimenta por causa da intolerância da minha mãe e acho que ficaria bem melhor com a pimenta, por isso vou deixar nos ingredientes, caso não goste de comida apimentada pode retirar a pimenta sem problemas.

Tofu Assado com Manteiga de Amendoim e Bok Choy Refogada

Tofu Assado

250 g de tofu firme
1/3 xícara de molho shoyu (para um tofu menos escuro use o shoyu light, fica lindamente dourado com ele)
1/4 xícara de vinagre de arroz
2 colheres de sopa de molho de pimenta
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1/4 xícara + 1 colher de sopa de manteiga de amendoim
1/4 colher de chá de sal

Bok Choy Refogada

1 dente de alho
1 buquê de bok choy ou acelga chinesa
1 colher de chá de óleo ou azeite

Em uma tigelinha misture bem o molho shoyu, o vinagre, o molho de pimenta, o açúcar, o sal e a manteiga de amendoim e reserve.
Esprema um pouco o tofu para retirar o excesso de água e corte em pequenos retângulos. Eu cortei 16 retângulos de 5×3 cm com 1 cm de espessura.
Mergulhe cada retângulo de tofu no molho e esfregue bem para que fiquem bem temperados, disponha o tofu em uma assadeira forrada com papel manteiga ou silpat e leve ao forno pré aquecido a 210 graus por 35 minutos ou até que os retângulos de tofu estejam sequinhos e bem assados.
Separe as folhas da acelga e higienize.
Em uma panela grande ou wok refogue o alho até dourar, adicione as folhas de acelga e um pouco do molho que sobrar do tofu. Refogue a acelga até que as folhas comecem a murchar e o talo comece a amolecer.
Sirva o tofu sobre uma porção de arroz, junto com a acelga refogada, amendoim tostado, salsinha e cebolinha picadas e se gostar regue com um pouco do molho restante.

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *