Tender de Tofu

Apesar de não comer porco, mesmo antes de ser vegana, eu sempre achei que o tender é o prato mais charmoso do natal. Encontrei essa receita de tender de tofu da Isa Chandra e fiquei apaixonada pela beleza do prato, esperei meses para fazer e acho que deveria ter feito antes, pra que esperar o natal? Vamos comer todas comidas deliciosas o ano inteiro.
Esse tender de tofu é delicioso e muito fácil de fazer, basicamente temperar o tofu e assar, sem muito mistério e qualquer pessoa pode acertar fazer.
Eu não segui perfeitamente, mudei alguns ingredientes e usei um tofu de 1kg, ela usa um tofu de mais ou menos 400 g, fracione a receita de acordo com as suas necessidades.
Não queria desperdiçar a marinada e fiz um molho juntando o restante da calda e amido de milho, ficou ótimo e acompanhou muito bem o tofu.

Tender de Tofu

1 kg de tofu firme (se for o extra firme melhor ainda)
1 laranja grande cortada em fatias de mais ou menos 0,5 cm
Cravos

Marinada

1/4 xícara de azeite
1/2 xícara de molho shoyu
1/2 xícara de melado de cana
1/2 xícara de açúcar
2 colheres de chá de páprica defumada
2 colheres de chá de tempero desidratado (usei uma misture de alho, cebola e salsinha em flocos)

Calda

1 xícara de suco de laranja
4 colheres de sopa de geléia de pêssego (qualquer geléia amarelada serve)
2 colheres de sopa de uísque
4 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de gengibre ralado
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de páprica defumada
pimenta do reino a gosto

Enrole o pedaço de tofu em alguns guardanapos ou papel toalha e prense para retirar um pouco da água, eu apoiei uma tábua de corte em cima do tofu e coloquei um saco de arroz para fazer peso. Deixe descansar por 20-30 minutos.
Enquanto o tofu descansa misture todos os ingredientes da marinada em uma tigelinha.
Desenrole e seque o tofu, coloque em uma tigela grande e cubra com a marinada, regue bem para que todo tofu fique bem temperado. Deixe o tofu marinar por cerca de 6-12 horas, se puder vire o lado do tofu durante esse tempo ou regue o lado que ficar descoberto com uma colher.
Após o descanso pré aqueça o forno a 200 graus.
Disponha as fatias de laranja em uma assadeira, se quiser forre com papel manteiga mas eu não achei necessário. Retire o tofu da marinada e coloque em cima das fatias de laranja, faça cortes superficiais no tofu formando losangos e coloque os cravos nas intersecções dos cortes.
Leve o tofu ao forno e deixe assar por 1 hora, se sua assadeira for fina tome conta para que não queime.
Enquanto o tofu assa misture os ingredientes da calda e reserve. Após 1 hora de forno retire o tofu do forno e regue com metade da calda (eu achei que só metade era o suficiente), volte a assadeira ao forno e asse por mais 30 minutos.
Durante os 30 minutos finais abra o forno em alguns momentos e regue o tender com a calda.
Retire o tender do forno e sirva :).

Para não desperdiçar a marinada e o restante da calda eu fiz um molhinho misturando elas duas com uma colher de sopa de amido de milho, levei ao fogo baixo em uma panelinha até engrossar. Ele acompanhou muito bem o tender de tofu e vale a pena fazer.

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *