Sanduíches de Carne de Jaca ao Molho Barbecue

Carne de jaca verde, a queridinha dos veganos e vegetarianos. Quem nunca desejou uma coxinha de jaca suculenta postada nos grupos do facebook?
Parece estranho e complicado de fazer mas eu juro que não é tão difícil como parece e a carne de jaca pode ser deliciosa, só depende do tempero que você vai colocar nela.
Eu encontrei essa jaca fazendo caminhada no meu bairro, temos três jaqueiras aqui e essa estava na altura das minhas mãos, consegui pegar facilmente. Infelizmente ela não era tão pequena e não coube inteira na minha panela de pressão, tive que cortar ao meio e lidar com todo grude e visgo. Apesar disso não achei muito difícil, usei uma tábua e faca velhas untadas com óleo e consegui retirar toda a cola facilmente passando mais óleo na hora de lavar e esfregando bem com detergente.
Jaca cozida eu precisava decidir o que fazer, não queria fazer coxinha e buscando inspiração no google encontrei os sanduíches recheados de jaca refogada com barbecue, fakes pulled pork como os estrangeiros chamam. Adorei a idéia e me inspirei na receita do blog Minimalist Baker para fazer meus sanduíches. Fiz meus pãezinhos de sanduíche, saladinha de repolho e cenoura para acompanhar e amei o resultado, enfim a jaca verde me conquistou.
Eu dobrei a receita da carne de jaca para guardar e comer depois, a quantidade descrita na receita é suficiente para rechear oito pãezinhos iguais aos da receita linkada no post.

Sanduíches de Carne de Jaca ao Molho Barbecue

Carne de jaca

1 jaca pequena
óleo para untar os utensílios

Salada de Repolho, cenoura e abacate

1 ½ xícara de repolho roxo picado
1 xícara de cenoura
½ acabate
1 colher de sopa de melado
suco de ½ limão
sal e pimenta

Carne de jaca ao molho barbecue

250 g (cerca de duas xícaras) de carne de jaca cozida e desfiada
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de páprica
1 colher de chá de alho em pó
½ colher de chá de pimenta caiena
¼ colher de chá sal
pimenta do reino a gosto
1 colher de chá de azeite
¾ de xícara de molho barbecue + molho extra para servir
¼ de xícara de água

Antes de cortar a jaca lave bem a casca usando uma escovinha. Usando a faca e a tábua untadas corte a jaca ao meio.
Coloque na panela de pressão com água até a metade, a jaca deve ter água e espaço suficiente para boiar. Eu tive que cozinhar uma metade por vez, não ultrapasse o nível de segurança da sua panela.
 Leve a panela ao fogo médio e cozinhe por 15 minutos, comece a contar depois que a panela pegar pressão.
Retire a pressão e deixe a jaca esfriar.
Retire o miolo , a casca e os caroços e “desfie” a sua jaca. A parte mais interessante da jaca para a carne são aqueles fiapos que ficam entre os gomos.
Separe os 250g de carne de jaca que serão usados nos sanduíches e guarde o que sobrar de carne de jaca na geladeira por até 3 dias.
Tempere a jaca com o açúcar, a páprica, a pimenta caiena, o sal e a pimenta do reino. Esquente o azeite em uma frigideira funda e adicione a jaca temperada, deixe refogar por alguns minutos.
Adicione o molho barbecue e a água, refogue a carne de jaca até que o líquido seque e a carne de jaca pegue cor. Para a salada misture a cenoura e o repolho, o sal e a pimenta do reino em uma tigela. Bata no liquidificador o abacate, o melado e o limão e despeje sobre os vegetais, misture bem.
Sirva os pãezinhos com uma camada de salada, uma de carne de jaca e molho barbecue por cima.

9

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *