Risoto Vegano de Ratatouille

Ontem eu já tinha tudo planejado para o almoço, mas eu tinha um molho de tomate incrível que eu fiz assando os tomates na churrasqueira e tive a idéia de executar uma receita que eu vi pela internet: risoto de ratatouille. Eu amo risoto e amo ratatouille, seria a combinação mágica para mim.
Fiz a receita do risoto com as minhas medidas e o que eu tinha em casa e ficou incrível! O molho de tomate deu a cremosidade extra que os meus risotos sem queijo estavam precisando.
Esse risoto é muito gostoso, as folhas de manjericão espalhadas são o toque principal de sabor entre garfadas espaçadas, eu realmente gostei desse prato e recomendo que todas faça, veganos ou não.
Eu fiz uma porção grande de risoto, uma panelada mesmo, se quiser fracione a receita.

Risoto de Ratatouille

1 abobrinha
1/2 cebola
1 berinjela grande
1 pimentão vermelho ou amarelo
1 colher de sobremesa de páprica defumada (substitua por páprica doce ou picante, ou o tempero de sua preferência)
2 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de alho poró picado (substitua por cebola na falta do alho poró)
3 1/2 xícaras de arroz para risoto
1 xícara de vinho branco
1 xícara de molho de tomate
3 litros de caldo de legumes e ervas (veja como eu faço meu caldo aqui)
um punhado de folhas de manjericão fresco, cerca de 1/3 de xícara de folhas
sal e pimenta do reino
azeite para refogar

Corte a cebola, a abobrinha, a berinjela e o pimentão em pedaços grandes. Coloque os legumes em uma assadeira e tempere com a páprica defumada e as duas colheres de azeite, misture bem, cubra a assadeira com papel e leve ao forno a 220 graus por 20 minutos. Retire o papel alumínio e deixe os legumes no forno por mais 20 minutos ou até estarem assados. Reserve.
Em uma panela grande refogue o alho poró até começar a dourar, adicione o arroz e refogue por alguns minutos. Adicione o vinho e mexa até que o vinho seque.
Adicione o molho de tomate e mexa bem, adicione o caldo de legumes aos poucos, mexendo sem parar, sem deixar que o caldo seque completamente. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
Cozinhe o risoto, mexendo sempre, até que o arroz esteja macio e cozido. O risoto leva de 20-30 minutos para ficar pronto, adicione os legumes assados na metade do cozimento.
Finalize o risoto com as folhas de manjericão e sirva bem quente.

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *