Pão de Cebola Caramelizada (Fermentação Natural)

Esse é de longe o melhor pão feito com fermentação natural que eu já fiz, digo até que é o melhor pão que eu já fiz na vida. Ele tem a casca fininha e crocante, o miolo elástico mas macio como uma nuvem e um leve sabor ácido junto com o gosto maravilhoso da cebola.
Com esse pré fermento consegui um sabor láctico, não sei se o resultado será igual com o seu levain, não deixe de tentar.
Um amigo me passou essa receita, eu modifiquei algumas coisas e cheguei nesse pão, apesar de fermentar de 12-16 horas na geladeira não é tão demorada como algumas receitas de pães com fermentação natural, vale a pena fazer.
Organize seus horários para fazer com tranquilidade todas as etapas da receita, eu geralmente começo a fazer o meu pão as 15 h, termino as etapas no fim da noite e deixo o pão fermentando na geladeira até a manhã seguinte. Acordar e assar pão é maravilhoso.

Pão de Cebola Caramelizada

Pré fermento

10 g de levain (fermento natural, passo a passo de como fazer aqui)
100 g de água
100 g de farinha de trigo

Misture o levain, a água e a farinha em um recipiente de vidro, de preferência alto, eu misturei o meu pré fermento em um pote de palmito higienizado. Misture bem e cubra com papel filme ou um pano de prato.
Deixe o seu pré fermento em temperatura ambiente por cerca de 8-12 horas antes de usar para fazer o pão, ele deve estar crescido e com bolhas no momento de usar.

Pão

400 g de farinha de trigo
150 g de pré fermento
200 g de água
1/2 colher de sopa de sal
150 g de cebola crua cortada em rodelas bem finas
1 colher de chá rasa de açúcar
5 g de azeite de oliva + um fio de azeite

Em uma tigela misture a farinha, o pré fermento e a água, faça uma bola de massa e deixe descansar por 30 minutos coberta com um pano de prato.
Enquanto a massa descansa coloque a cebola com um fio de azeite em uma frigideira, leve ao fogo baixo, quando a cebola estiver cozida e começando a dourar adicione o açúcar e deixe dourar. Reserve.
Depois que a massa descansar misture o sal, a cebola (em temperatura ambiente) e o azeite de oliva. Leve a massa para uma bancada e sove, no início ela vai estar bem oleosa e a cebola parece que não vai incorporar mas não desista. Sove bem a massa até que a cebola e o azeite estejam bem incorporados e a massa adquira uma boa elasticidade, ela não pode rasgar facilmente quando puxada, cerca de 20 minutos.
Após a sova coloque a massa em uma tigela grande e deixe descansar coberta por 3 horas. Durante o tempo de descanso faça dobras na massa a cada 30 minutos, apenas dobre a massa sobre si mesma algumas vezes.
Enquanto a massa descansa arrume o recipiente em que a massa vai descansar e crescer já modelada, eu uso uma tigela ou escorredor de massas cobertos com um pano de prato ou guardanapo.
Após o descanso e dobras modele a massa em um formato de bola e coloque no recipiente coberto com o pano com a emenda para cima e deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente.
Após o descanso tranfira o recipiente contendo a massa para uma tigela grande com tampa, se não tiver apenas cubra a massa com outro pano, e leve a geladeira por cerca de 12-16 horas para fermentar.

Após o descanso de 12 horas o pão deve estar suficientemente crescido, pré aqueça o forno a 250 graus com uma panela de barro/ferro/pedra sabão dentro, ela deve estar bem quente para transferir a massa.
Eu costumo assar os meus pães em panelas, uso panela de barro, de pedra sabão e de ferro, até mesmo uma panela de inox com uma boa vedação e que possa ir ao forno serve. Se você não tiver nenhuma panela que possa ir ao forno não se preocupe, asse o pão em uma assadeira comum, mas mantenha outra assadeira no chão do forno, deixe ela bem quente e jogue 1 copo de água nela quando colocar o seu pão dentro do forno para fazer vapor.
Quando o forno e a panela estiverem quentes retire a panela do forno, espalhe farinha no fundo e despeje a massa do pão com cuidado, as emendas devem ficar em contato com o fundo da panela e a parte lisa virada para cima. Faça cortes superficiais no pão e leve a panela para o forno, borrife água na panela e coloque a tampa.
Confesso que ainda tenho dificuldades para transferir a massa, ainda estou praticando e acredito que em breve terei mais habilidade :).
Se você for assar o pão em assadeira apenas transfira a massa para assadeira e leve o pão ao forno pré aquecido, faça vapor na assadeira debaixo e feche o forno.
Deixe o pão assar por 20 minutos com a panela tampada ou com a assadeira cheia de água no fundo do forno, depois dos 20 minutos retire a tampa ou a assadeira com água, diminua a temperatura para 220 graus e deixe assar por mais 25 minutos ou até que o pão esteja bem dourado.

Espere o pão esfriar para cortar, ele continua assando fora do forno e é importante esperar esse tempo de pausa.

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *