Pão de Azeitona

3

Receitas de pães serão recorrentes no blog, a qualidade e segurança de um pão saído da nossa cozinha é insuperável, e além disso eu acho uma delícia amassar, descansar, modelar e assar .
Esse pão de azeitona tem tudo o que eu procuro em um pão: casca crocante, miolo macio e principalmente muito sabor. Sabe aquele tipo de pão que dá para comer puro? Esse pão é assim.
Acho a maioria dos pães industrializados sem gosto e pão de padaria nem sempre é uma opção quando a padaria mais próxima de casa usa ingredientes de origem animal em todos os pãezinhos.
Na minha saga para aprender a fazer pães (ainda não acabou, fermentação natural e panificação sem glúten me esperam) comprei o livro Pães Sensacionais da Publifolha e gostei muito das receitas. Apesar de o número de pães sem ingredientes de origem animal no livro ser reduzido eu não me arrependi de ter comprado, essa receita de pão de azeitona fez valer a pena.
Eu adaptei a receita ao meu modo de fazer pães, além disso troquei as azeitonas pretas por verdes.

Pão de Azeitona

200 gramas de azeitonas sem caroço
500 g de farinha de trigo (cerca de 3 ½ xícaras)
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo
5 colheres de sopa de azeite
250 mL de água (cerca de 1 xícara)
Pique as azeitonas e reserve.
Em uma tigela adicione a farinha, o sal, misture bem. Abra uma cova no meio e junte a metade das azeitonas picadas e o azeite.
 Adicione a água aos poucos, misturando até obter uma bola de massa macia.
Sove a massa em uma superfície enfarinha por cerca de 8-10 minutos e depois passe a bola de massa na farinha como se fosse um brigadeiro. Coloque a massa em uma tigela, cubra e deixe crescer por uma hora e meia ou até a massa dobrar de tamanho.
Sove ligeiramente a massa em uma superfície enfarinhada. Abra a massa em um retângulo e salpique com o resto das azeitonas.
 Enrole como um rocambole começando pelo lado menor, enrole as pontas da massa para fechá-la.
 Coloque a massa na assadeira com o lado da emenda para baixo. Faça um talho na massa no sentido longitudinal.Cubra o pão e deixe crescer por cerca de uma hora e meia ou até a massa dobrar de tamanho.
Pré aqueça o forno a 200 graus. Asse o pão por cerca de 30 minutos ou até que esteja bem dourado.Servi o meu pão com patê de alcachofra e cebola roxa caramelizada.

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *