Panetone Vegano

Panetone Vegano

Você é vegano, sente falta de panetone e acha que não vai mais comer um que seja úmido, não resseque no dia seguinte, tenha uma boa textura e sabor maravilhoso? Não mais!
Essa receita de panetone vegano é a melhor que eu já fiz, é simples e não leva lecitina de soja, que eu acho um ingrediente um pouco mais complicado de encontrar.
Para manter a umidade e o panetone não ficar ressecado no dia seguinte eu usei o emulsificante para bolos da arcolor, custou 4 reais e eu usei muito pouco dele. Mesmo que você só faça panetones agora no natal pode aproveitar esse emulsificante para fazer chantilly e sorvetes.
Eu não uso essência para panetone, pra mim o suco e as raspas de laranja junto com o chocolate já dão gosto de panetone suficiente e eu acho o sabor até mais refinado do que a essência.

Panetone Vegano

Panetone Vegano
Panetone Vegano

1 1/4 xícara de farinha de trigo
1/2 pacote ou 5 g de fermento biológico seco
3/4 xícara de açúcar
Raspas da casca de 2 laranjas
1/4 xícara de óleo
1/2 colher de chá de emulsificante para bolos
1 1/4 xícara de farinha de trigo
120-150 g de chocolate

Em uma tigela grande misture os primeiros 1 1/4 xícara de farinha de trigo, o fermento, o açúcar, o suco, o óleo e o emulsificante. Misture bem, cubra e deixe descansar por 30 minutos.
Depois do descanso adicione o resto da farinha, leve a bancada e sove bem por 8 a 10 minutos. A massa é bem mole e pegajosa, continue sovando e resista ao impulso de adicionar mais farinha, isso influencia muito no resultado final do panetone.
Depois da sova adicione o chocolate aos poucos, misturando bem na massa para que fique bem distribuído. Junte a massa com ajuda de uma espátula, coloque na forminha de panetone e deixe descansar.
Deixe crescer por 1 hora e meia ou até que a massa ocupe 3/4 da forma de panetone.
Depois de crescido leve o panetone ao forno pré aquecido a 220 graus por 8 minutos, baixe a temperatura para 200 graus e deixe assar até dourar bem.
Espere esfriar totalmente para cortar o panetone.


Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *