Panetone Vegano

Eu adoro panetone e pensar que não encontraria panetones veganos tão facilmente me desanimava a enfrentar a transição. Ano passado encontrei essa receita de panetone do blog Lookaholic e fiz um teste, gostei muito e guardei a receita para aperfeiçoar no futuro. Ela é fácil de fazer e só usa ingredientes acessíveis que praticamente todo mundo tem em casa.
Esse ano eu testei muitos panetones maravilhosos feitos com fermentação natural, apesar disso eu ainda queria uma receita feita com fermento biológico. Voltei a receita do Lookaholic e fiz algumas mudanças. Adorei o resultado, o sabor ficou incrível.
Eu não cortei o meu panetone no dia em que fiz, eu precisava de um panetone “velho” para fazer uma sobremesa que eu vou colocar aqui no blog em breve, apesar disso ele ainda tinha maciez e muito sabor.
Eu coloquei toda a minha massa em uma única forma de 500 g, recomendo colocar a massa em uma forma de 800g para que ela possa crescer mais ou dividir a massa em 2 formas de 500 ou 400g.
Eu também aumentaria a quantidade de chocolate, usei apenas 100g de chocolate para não atrapalhar a sobremesa que eu iria fazer, na próxima vez usarei 200g.

Panetone Vegano

500 g de farinha de trigo (cerca de 3 xícaras e 1/4)
1 xícara de açúcar
1/4 xícara de óleo
1 pitada de sal
Raspas da cas e suco de 2 laranjas
1 colher de sopa de extrato ou essência de baunilha
1/2 colher de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de água
10 g de fermento biológico seco instantâneo
100 g de chocolate meio amargo vegano picado
50 g de uvas passas (1/2 xícara)
Água para dar o ponto no panetone

Em uma tigela misture o fermento, 1/2 colher de sopa de açúcar e 6 colheres de sopa de água, deixe descansar por 15 minutos.
Em uma tigela grande adicione a farinha, o açúcar, o óleo, as raspas, o suco de laranja e a baunilha. Adicione a mistura de fermento, água e açúcar que estava descansando e misture bem.
Adicione água aos poucos até que a massa fique homogênea, macia e um pouco grudenta, eu usei apenas 1/4 de xícara, a farinha que eu uso é bem úmida.
Sove a massa por cerca de 10 minutos, coloque em uma tigela grande e deixe crescer por 1 hora.
Depois do crescimento adicione o chocolate e as uvas passas, misture delicadamente na massa até que todo o chocolate e as uvas estejam envolvidos por a massa.
Divida a massa do panetone em 2 formas de 500 g ou uma forma de 800 g e deixe crescer por 1 hora ou até a massa dobrar de volume.
Pré aqueça o forno a 200 graus, leve os panetones ao forno e asse por cerca de 40 minutos ou até que os panetones estejam bem dourados.
Retire os panetones do forno e deixe esfriar totalmente antes de cortar.
Eu sigo a tradição e deixo meus panetones esfriarem de cabeça pra baixo e eles nunca murcharam :).

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *