Ovos de Páscoa Veganos

Ovos de Páscoa Veganos

Eu não queria ficar sem ovos de chocolate nessa primeira páscoa vegana, me lancei o desafio de preparar ovos de páscoa recheados veganos e deu muito certo.
Eu queria tentar uma receita acessível e de fácil preparo, com ingredientes fáceis de encontrar em qualquer lugar. Comecei escolhendo o chocolate Harald Meio Amargo, até o momento é vegano e eu me surpreendi com a qualidade, achei bem gostoso.
Escolhi fazer os recheios de coco, maracujá e ganache com paçoca. Todos ficaram deliciosos, estáveis e não soltaram água dentro do ovo na geladeira. Eles foram feitos com ingredientes possíveis de encontrar em qualquer supermercado, exceto o óleo de coco que pode ser omitido sem problemas.
Para temperar o chocolate e fazer os ovos usei o método da monta encantada, é simples e dá certo, o chocolate fica estável e não derrete fora da geladeira. O método desenvolvido pela blogueira só usa uma tigela de vidro, o microondas, uma espátula e o congelador ou freezer.
A forma que eu utilizei para fazer os ovos foi uma forma sanduíche de 500 g. Para saber como usar a forma corretamente assista esse vídeo. 1 kilo de chocolate rendem 4 casquinhas de ovos de 250 g cada, eu fiz 3 casquinhas e alguns bombons com os 250 g restantes.
Os recheios devem ser feitos antes das casquinhas de chocolate para que estejam completamente frios antes de rechear os ovos.
Feliz páscoa!

Ovos de Páscoa Veganos

Recheio de Ganache de Chocolate

350 g de chocolate meio amargo
1/2 xícara de leite de coco
4 paçocas esmigalhadas para decorar

Creme de Maracujá

500 ml de leite de coco
1/2 xícara de amido de milho
3 maracujás
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de óleo de coco
1/4 de xícara de raspas de chocolate para decorar

Creme de Coco

500 ml de leite de coco
1/2 xícara de amido de milho
50 g de coco ralado seco
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de óleo de coco
1/4 de xícara de coco ralado seco para decorar

Ovos de Páscoa

1 kg de chocolate meio amargo
1 refratário de vidro

Comece a fazer o ganache antes dos outros recheios para que ele descanse e encorpe.
Prepare um banho maria utilizando uma panela grande e uma tigela de metal ou vidro para colocar o chocolate. Leve o chocolate e o leite de coco ao banho maria quando a água estiver fervendo, mexa bem até dissolver e misturar os dois ingredientes. Guarde o ganache na geladeira até o momento de rechear os ovos.

Para fazer o creme de maracujá coloque a polpa dos maracujás no liquidificador e pulse por alguns segundos para separar a polpa das sementes, coe e separe uma colher de sementes para adicionar ao creme. Reserve as sementes e misture a polpa coada com todos os outros ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até começar a engrossar. Adicione as sementes e mexa até o creme encorpar. Cubra com papel filme para não formar uma película e leve a geladeira para resfriar e rechear os ovos.

Para fazer o creme de coco misture todos os ingredientes, exceto o coco ralado, leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até começar a engrossar. Adicione o coco e mexa até o creme encorpar. Cubra com papel filme para não formar película e leve a geladeira para resfriar e rechear os ovos.

Para a temperagem pique o chocolate em pedaços grandes e leve ao microondas em temperatura alta por 3 minutos. Retire do microondas e misture bem todo o chocolate derretido com os pedaços que continuaram sólidos até que tudo esteja derretido, mexa bem por aproximadamente 3 minutos.
Se o chocolate não derreter completamente volte para o microondas por mais 30 segundos.
Leve a tigela com o chocolate derretido para o congelador e deixe lá dentro por exatos 3 minutos. Retire o chocolate do freezes e misture bem com uma espátula, sempre trazendo o chocolate das laterais da tigela que estão geladas para o centro quente e vice versa, faça isso ate que a tigela esteja em temperatura ambiente, é muito rápido.
Volte o chocolate para o congelador e repita essa operação mais 2 vezes, ou até que você suje um palito com chocolate e ao encostar nos lábios sinta uma sensação geladinha.
Depois de seguir esses passos o seu chocolate estará temperado e pronto para usar.

A forma sanduíche tem 3 partes: a forma com a marcação onde colocamos a quantidade certa para formar os ovos, a forma de silicone que ajuda a desenformar e a forma que fica sobre a forma de silicone, ela pressiona e espalha o chocolate corretamente.
Para fazer as casquinhas dos ovos coloque o chocolate derretido e temperado até a marcação da forma e encaixe as outras partes. Virei com cuidado e pressione delicadamente até que o chocolate se espalhe por toda a forma.
Leve o ovo a geladeira até que a forma esteja embaçada, cerca de 10 minutos.
Esse é o momento de desenformar, retire a forma modeladora e descole a forma de silicone, vire a forma que contém o ovo delicadamente sobre a mesa e desenforme.

Recheie os ovos com os recheios frios e decore ao seu gosto 🙂

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *