Moqueca de Banana

Moqueca de Banana

Já falei por aqui que corri para internet buscar receitas de pratos que eu adorava quando me tornei ovolacto vegetariana, uma das primeiras receitas que eu testei e fiquei viciada foi essa moqueca deliciosa de banana.
Deixar de comer carne me fez ter um salto na cozinha, a necessidade de procurar novos sabores e sair da zona de conforto foram uma das melhores coisas que já me aconteceram como cozinheirinha amadora, eu nunca imaginaria comer moqueca de banana.
Eu pude sentir o gostinho da minha terra outra vez preparado por minhas mãos e sem crueldade, logo eu que não sabia cozinhar haha. O azeite de dendê junto com os pimentões, a pimenta, o leite de coco e a doçura da banana formam uma combinação deliciosa, acho muito melhor do que qualquer moqueca de peixe que eu já comi.
A receita original do Paladar Vegano recomenda bananas verdes, nem sempre eu consigo encontrar e na maior parte das vezes uso bananas maduras e dá certo. Na verdade gosto mais dessa moqueca com bananas maduras (não muito para não desmancharem) e docinhas, dessa vez usei bananas nanica.
A moqueca pode ser feita em qualquer panela mas eu recomendo usar panela de barro.
Servi a minha moqueca com arroz, salada e farofa de dendê.

Moqueca Vegana de Banana

6 bananas nanica
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 pimenta dedo de moça
2 tomates
1 cebola
1/2 maço de coentro picado
200 ml de leite de coco (uma garrafinha de leite de coco industrializado)
200 ml de agua
1/4 de xícara de azeite de dendê
sal e pimenta do reino

Farofa de dendê

1/2 cebola picada
1/4 de xícara de dendê + 1 colher de sopa para refogar
1 1/2 xícara de farinha de mandioca
2 colheres de sopa de cebolinha picada
sal

Corte em rodelas as bananas, os pimentões, os tomates, a pimenta e a cebola.
Disponha os legumes e as bananas em camadas em uma panela, adicione metade do coentro, a água, o leite de coco e o dendê.
Tempere a moqueca com sal e pimenta do reino e leve ao fogo baixo por cerca de 20 minutos, ou até que os ingredientes estejam cozidos e o caldo encorpado. Adicione o resto do coentro e sirva.
Fatie e coloque em recipiente separados, as bananas, os pimentões, o tomate a cebola e os alhos. Depois de fatiar todos os ingredientes em uma panela de preferência de barro, vá fazendo camadas com cada um até encher a panela.
Adicione o azeite de dendê, o azeite, o leite de coco o sal e leve ao fogo.
Apos levantar fervura tampe a panela e abaixe o fogo, deixe por mais 30 minutos, desligue o fogo acescente o coentro picado e sirva.

Para a farofa refogue a cebola no dendê separado para refogar até dourar, adicione o restante do azeite e em seguida a farinha de mandioca.
Misture bem até que a farinha fique bem amarelinha, adicione a cebolinha e o sal e sirva.

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *