Leque de Berinjela Assada – Dia dos Namorados – Prato Principal

Leque de Berinjela Assada

Seguindo com o menu de dia dos namorados, veja a salada de grão de bico para a entrada aqui.
Para o prato principal eu escolhi uma receita que leva um dos meus legumes prediletos, a berinjela. Esse leque de berinjela é delicioso, fácil de fazer e muito leve, além disso a receita é feita com ingredientes simples que podem ser encontrados em qualquer supermercado.
Eu aproveitei a assadeira indo para o forno e coloquei algumas batatas para assar, é totalmente opcional mas eu até achei que combinam bem com a berinjela assada.
Se as sua berinjela estiver bem fresquinha pode pular a etapa do sal.
Eu tinha queijo feta de amêndoas na geladeira, receita aqui, e coloquei por cima da berinjela já assada. Na minha opinião fez toda a diferença e o prato ficou incrivelmente saboroso com o queijo. Se puder faça ao menos meia receita do queijo, inclusive é muito charmoso para servir como aperitivo em uma data especial como o dia dos namorados.

Leque de Berinjela Assada

1 berinjela grande
1/4 xícara de azeite de oliva
sal e pimenta do reino
2 tomates cortados em rodelas
1 dente de alho cortado em rodelas
ervas frescas a gosto (usei alecrim e orégano fresco dentro da berinjela e salpiquei com salsinha picada depois de assar)
1/4 xícara de queijo feta de amêndoas

Corte a berinjela no sentido longitudinal, não vá até o fim, preserve o cabinho da berinjela. Eu cortei 7 fatias com cerca de 1 dedo de espessura, acredito que o número de fatias varie de acordo com o tamanho da berinjela.
Prepare uma bandeja para acomodar e drenar a água da berinjela. Forre a bandeja com papel toalha ou guardanapos e apóie em uma assadeira, como um calço, para que um dos lados fique mais alto e a água que sair da berinjela possa escorrer.
Passe bastante sal na berinjela, entre as fatias e por fora. Acomode a berinjela na bandeja e deixe descansar por 30-40 minutos.
Depois do descanso limpe bem a berinjela com papel toalha, por dentro e por fora, para retirar a umidade e o sal. Limpe bem o sal para que a berinjela não fique salgada.
Pincele o azeite de oliva em toda a berinjela, pincele os dois lados de cada fatia, e tempere com sal e pimenta do reino.

Acomode a berinjela em uma assadeira e recheie cada fatia com as rodelas de tomate, as ervas frescas e o alho.

Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido a 200 graus por 40 minutos, ou até que a água que a berinjela soltar evapore da assadeira e a berinjela esteja bem assada.
Retire do forno e transfira o leque de berinjela para uma travessa, decore com o queijo feta e ervas frescas. Sirva quente.

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *