Grãomelete

Eu não gosto de comer pão todo dia, sempre procuro novas alternativas para o café da manhã e grãomelete é uma das minhas preferidas. O grãomelete, ou omelete de grãos, nada mais é do que uma panqueca de grãos feita com os grãos crus e demolhados.
Além do café da manhã eu como grãomelete no jantar como acompanhamento do arroz e feijão, ou só o grãomelete e uma salada quando quero alguma coisa mais leve.
Eu usei grão de bico nessa receita, mas eu também uso ervilha partida e feijão fradinho, acho grão de bico caro e gosto de variar o sabor, é só substituir a mesma quantidade de grão de bico por ervilha ou fradinho.
Eu faço bastante massa e guardo na geladeira, dura até 4 ou 5 dias e é só fritar quando precisar.
Eu usei os temperos secos que eu tinha disponível, sintam-se a vontade para temperar como quiser, eu gosto muito de usar tomilho seco e pimenta chili.

Grãomelete (omelete de grão de bico)

1 xícara de grão de bico cru e seco deixado de molho por 12 horas
2 colheres de sopa de aveia em flocos
sal e pimenta do reino
1/2 colher de café de páprica picante
1 colher de chá de ervas de provence
1 xícara de água
1/2 colher de sopa de fermento
azeite para fritar

Adicione o grão de bico e todos os ingredientes ao liquidificador, exceto o fermento. Bata até obter uma massa homogênea, ela não pode estar granulosa, se for necessário adicione um pouco mais de água.

Despeje a massa em uma tigela, adicione o fermento e misture delicadamente.

Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e despeje um pouco da massa, o suficiente para cobrir o fundo da sua frigideira. Deixe o grãomelete cozinhar em fogo baixo até que as bordas comecem a dourar, vire o grãomelete para dourar o outro lado e está pronto :).

Eu servi o meu grãomelete com alface, pimentão assado e palmito.

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

2 Comments

  1. Karine
    20 de setembro de 2017

    Oi Maria! Sua receita é muito linda e parece deliciosa. Minha dúvida: pode usar o grão já cozido ou isso interfere no resultado?

    Responder
    1. Maria Anni-Frid
      20 de setembro de 2017

      Eu acredito que interfere sim, mas se você só tem o grão de bico cozido pode tentar, me conta como ficou? Se for por medo do gosto de grão de bico cru pode ficar tranquila, ele cozinha super bem 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *