Dia 7 – Refeições Veganas com 50 Reais por 1 Semana

Dia 7

Sexto dia do desafio de comer quatro refeições diárias por uma semana com 50 reais. Para saber como eu gerenciei o dinheiro e tudo que eu comprei leia esse postprimeiro diasegundo diaterceiro diaquarto diaquinto dia  e sexto dia aqui.
Para o café da manhã de hoje eu fiz arroz doce e comi um caqui, estava bem maduro e docinho, deixei na geladeira para durar tantos dias.

Arroz Doce

1 xícara de arroz
1 3/4 xícara de água
1/4 xícara de açúcar
1/2 xícara de leite de coco
1 pitada de canela
1 pitada de cravo em pó ou 1 dente de cravo
canela para polvilhar

Adicione o arroz, o cravo, a canela e a água em uma panela e leve ao fogo baixo até que o arroz esteja cozido e a água tenha secado. Adicione o açúcar e o leite de coco e mexa bem, deixe ferver para encorpar, apague o fogo e sirva o arroz polvilhado com canela.

No último almoço eu comi arroz, feijão, salada com a folha de alface que restava, dois hambúrgueres de ervilha e curry de abobrinha e cenoura.

Receita do hambúrguer aqui.

Curry de Cenoura e Abobrinha

2 colheres de sopa de cebola picada
1 dente de alho picado
1/2 colher de sopa de curry
1 cenoura pequena picada
1/4 de abobrinha grande picada
1/3 xícara de leite de coco
sal e pimenta do reino
azeite ou óleo para refogar

Refogue o curry, a cebola e o alho até dourar. Adicione a cenoura e mexa bem, deixe cozinhar por alguns minutos até que a cenoura comece a ficar macia, se necessário adicione um pouco de água para não grudar.
Adicione a abobrinha, tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar.
Quando a abobrinha e a cenoura estiverem cozidas adicione o leite de coco, mexa bem e deixe ferver. Desligue o fogo e sirva, se puder adicione coentro fresco.

No lanche eu comi o que sobrou do arroz doce do café da manhã e uma banana.

Esse foi o jantar mais saboroso do desafio, essa foi a noite que na minha opinião eu comi melhor. Eu fiz um arroz frito simplezinho e uma berinjela caramelizada.

Arroz frito

1/4 cebola picada em tiras
1 cenoura pequena picada
1/4 de abobrinha picada
2 xícaras de arroz cozido
3 colheres de sopa de molho shoyu (eu exagerei e o arroz ficou molhadinho, pra um arroz mais sequinho diminua a quantidade)
pimenta do reino
azeite ou óleo para refogar

Refogue a cebola até dourar. Adicione a cenoura e mexa bem, deixe cozinhar por alguns minutos até que a cenoura comece a ficar macia, se necessário adicione um pouco de água para não grudar.
Adicione a abobrinha, tempere com e pimenta do reino e deixe cozinhar.
Quando a cenoura e a abobrinha estiverem cozidas adicione o arroz, mexa bem e deixe cozinhar por mais ou menos 3 minutos, adicione o molho shoyu e deixe mais 3 minutos cozinhando.
Apague o fogo e sirva, de preferência com cebolinha fresca picada por cima.

Berinjela Caramelizada

1/2 berinjela pequena cortada em tiras
1 colher de chá de azeite
2 colheres de sopa de molho shoyu
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de vinagre (de preferência de arroz)
1 pitada de gengibre em pó ou 1 pedacinho de gengibre bem picado
pimenta do reino

Aqueça uma frigideira grande ou wok com o azeite, adicione as berinjelas e refogue até que estejam douradas e cozidas, mexa sempre.
Enquanto cozinha a berinjela faça um molho misturando o shoyu, o açúcar, o vinagre e o gengibre.
Quando as berinjelas estiverem cozidas tempere com pimenta do reino, adicione o molho e mexa rapidamente, deixe a berinjela no fogo até que ela absorva todo o molho.
Usando o shoyu comum a berinjela fica bem escura, usando o shoyu light ela fica lindamente dourada, além de menos salgada.

Eu gostei muito de fazer esse desafio, adorei exercitar minha criatividade e organização. Apesar de alguns pratos não ficarem lindos e parecerem simples demais tudo estava muito gostoso.
Sobrou arroz, feijão, farinha de milho, um pouco de tapioca, macarrão, aveia e 1/4 de abobrinha que o meu cachorro comeu :).

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *