Dia 2 – Refeições Veganas com 50 Reais por 1 Semana

Dia 2 – Refeições Veganas com 50 Reais por 1 Semana

Segundo dia do desafio de comer quatro refeições diárias por uma semana com 50 reais. Para saber como eu gerenciei o dinheiro e tudo que eu comprei leia esse post, para saber como foi o primeiro dia leia esse.
Nas compras que fiz procurei encaixar outra leguminosa além do feijão, a que encontrei com melhor preço foi a ervilha partida. Comprei 500 g e deixei de molho ontem a noite, hoje eu joguei a água fora e separei 2 xícaras de ervilha demolhada para fazer grãomelete, cozinhei o restante na panela de pressão apenas com água por cerca de 5 minutos contados após a válvula da panela começar a fazer barulho.
Usei uma parte da ervilha cozida para fazer uma pastinha de ervilha e alho e o restante usei para fazer hambúrgueres, guardei ambos na geladeira.

Comecei o dia com um caqui e grãomelete de ervilha partida recheado de alface e cenoura ralada.
O grãomelete é uma panqueca de leguminosas muito prática e deliciosa, já tenho a receita de grãomelete de grão de bico aqui.
Fritei apenas um grãomelete e guardei o restante da massa na geladeira para comer em outro momento.

Grãomelete de Ervilha Partida

2 xícaras de ervilha partida demolhada por 12 horas e escorrida
1 3/4 de xícara de água
1/4 colher de chá de alho em pó
temperos secos a gosto (usei 1/4 colher de chá de pimenta caiena e 1/2 colher de chá rasa de tomilho seco)
sal e pimenta do reino a gosto

Adicione a ervilha e todos os ingredientes ao liquidificador, bata até obter uma massa homogênea, ela não pode estar granulosa, se for necessário adicione um pouco mais de água.
Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e despeje um pouco da massa, o suficiente para cobrir o fundo da sua frigideira. Deixe o grãomelete cozinhar em fogo baixo até que as bordas comecem a dourar, vire o grãomelete para dourar o outro lado e está pronto.
Guarde o que sobrar de massa na geladeira em um pote bem tampado.

Para o almoço esquentei o arroz, o feijão e a abobrinha refogada que cozinhei ontem e fiz uma salada de alface e 1/2 cenoura pequena cozida, além disso fiz berinjela recheada.

Berinjela Recheada

1 berinjela pequena
1 colher de sopa de cebola picada
1/2 dente de alho picado
1/4 de tomate picado
temperos secos a gosto (eu usei um pouco de zaatar)
azeite ou óleo para refogar
sal e pimenta do reino a gosto

Corte a berinjela ao meio no sentido do comprimento e acomode em uma panela, adicione água até cobrir e leve ao fogo alto até que a berinjela cozinhe e esteja levemente amolecida. Escorra a água e deixe as metades de berinjela esfriarem.
Com a berinjela fria retire delicadamente a polpa com uma colher, acomode as barquinhas de casca de berinjela em uma assadeira e tempere com sal e pimenta e reserve. Pique a polpa da berinjela e reserve.
Refogue o alho e a cebola até dourarem, adicione o tomate e a polpa de berinjela, tempere com sal e pimenta do reino e os temperos secos. Refogue tudo até que os tempero estejam bem cozidos e a polpa de berinjela absorva os sabores.
Recheie as barquinhas de berinjela com o refogado e leve ao forno a 200 graus por 10 minutos, apenas para esquentar.

Para o lanche eu preparei uma tapioca seguindo as instruções da embalagem, usei como recheio uma pasta de ervilha partida e alho.

Pastinha de Ervilha e Alho

1 xícara de ervilha partida bem cozida
1 dente de alho pequeno
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta do reino a gosto

Adicione todos os ingredientes ao liquidificador e bata bem por alguns minutos. Despeje a pastinha em um potinho e guarde na geladeira até o momento de consumir.

Para o jantar eu tentei fazer um cuscuz paulista com os ingredientes que eu tinha disponível. O cuscuz ficou muito feio mas eu garanto que estava saboroso, servi com a metade da berinjela que sobrou do almoço.
O cuscuz rendeu bastante, duas porções pra ser exata, e novamente minha mãe comeu junto comigo.

Cuscuz Paulista Simples

1/4 de cebola pequena picada
1/2 dente de alho picado
1/2 xícara de abobrinha ralada
1/2 xícara de cenoura ralada
1/4 xícara de molho de tomate
temperos secos a gosto (usei ervas de provence e páprica defumada)
1 1/4 xícara de farinha de milho ou flocão de milho
sal e pimenta do reino a gosto

Refogue o alho e a cebola até dourar. Adicione a abobrinha e a cenoura e refogue até que comecem a cozinhar, cerca de 3 minutos.
Adicione o molho de tomate e os temperos secos, se a mistura ficar muito seca adicione um pouco de água.
Adicione a farinha de milho aos poucos e mexa bem até que toda os ingredientes se misturem. Cozinhe o cuscuz por alguns minutos, mexendo sempre, até que forme uma massa uniforme e a farinha de milho esteja bem cozida. Tenha cuidado com a quantidade de farinha, se a mistura estiver ficando seca pare de adicionar.
Sirva o cuscuz quente, se quiser coloque a massa em um potinho e aperte com a colher para compactar, espere alguns minutinhos e desenforme.

Eu comi bem nesse segundo dia de desafio e já deixei hambúrgueres, grãomelete e pastinha prontos para comer nos próximos dias, a ervilha rendeu muito e vai ajudar a diversificar minhas refeições, além de aumentar a quantidade de leguminosas que eu poderei consumir nos dias seguintes.

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *