Dia 1 – Refeições Veganas com 50 Reais por 1 Semana

Estou fazendo um desafio de comer quatro refeições diárias por uma semana com 50 reais, estou muito empolgada e hoje foi o primeiro dia. Para saber como eu gerenciei o dinheiro e tudo que eu comprei leia o post anterior :).
O primeiro dia de desafio foi fácil e acho que comi muito bem em todas as refeições. Na verdade eu comi demais, a porção de arroz e feijão que eu comi no almoço é bem maior do que eu costumo comer e pesou um pouco, para compensar fiz um lanche leve.
Comecei o dia com aveia dormida, adoro essa café da manhã por ser prático, delicioso e sacia minha fome muito bem. Acompanhei a aveia com 1/4 de mamão.
A aveia dormida não precisa ir ao fogo, a aveia engrossa bem enquanto descansa na geladeira.
Eu geralmente uso aveia em flocos, cacau e adoço com uma colherinha de chá de açúcar, para o desafio comprei uma aveia saborizada com cacau já adoçada, eu não prestei atenção e comprei farinha de aveia por engano, a receita funciona com qualquer tipo de aveia de qualquer maneira.
Fiz a aveia na noite anterior e na hora de comer só tirei da geladeira e misturei bem com a colher. Se o dia estiver frio basta esquentar por alguns segundos no microondas.

Aveia Dormida (Overnight Oats)

1/2 xícara de aveia em flocos ou farinha de aveia
1/4 de xícara de leite de coco
1/2 xícara de água

Misture todos os ingredientes em um potinho, tampe e deixe na geladeira por 12 horas. Misture bem novamente na hora de servir, acompanhe com frutas picadas de preferência.

Eu aproveitei e cozinhei arroz e feijão para alguns dias, guardei em potinhos na geladeira. Cozinhei 200 gramas de arroz e 300 g de feijão, separei 4 porções de cada.
Eu poderia ter deixado o feijão de molho por mais horas, não deixei 12 horas e como comprei a marca mais barata que eu encontrei no mercado ele não é o melhor feijão do mundo hahaha, mesmo assim ficou bem saboroso e dá pra comer tranquilo.
Para acompanhar refoguei metade de uma abobrinha grande, separei duas porções, e fiz uma salada com 2 folhas de alface e 1/2 tomate.

Arroz

200 g de arroz
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de óleo
água fervente
sal a gosto

Refogue o alho no óleo até dourar, adicione o arroz lavado e sal a gosto, refogue bem. Adicione água fervente, deixe passar dois dedos do nível do arroz.
Deixe a panela em fogo alto com a tampa semi aberta até que a água evapora até o nível do arroz, abaixe o fogo e tampe a panela. Cozinhe até que toda água evapore e o arroz esteja macio.

Feijão

300 g de feijão deixado de molho por 12 horas e escorrido
1 dente de alho picado
1/4 de cebola picada
1 colher de sopa de óleo
água fervente
sal e pimenta do reino a gosto

Em uma panela de pressão refogue o alho e a cebola até dourar. Adicione o feijão, tempere com sal e pimenta do reino, adicione água quente (a proporção de água que eu uso é 2 ou 3 x mais água que feijão), tampe a panela e cozinhe por 20 minutos a partir do momento em que a válvula da panela comece a fazer barulho. Quando o feijão estiver cozido retire do fogo e espere a panela esfriar um pouco, retire a pressão e o feijão está pronto.

Abobrinha refogada

1/2 abobrinha grande picada em cubos
1 dente de alho
1/4 de cebola picada
1 colher de sopa de azeite de oliva ou óleo
1 colher de sopa de lemon pepper (foi o tempero que eu usei, tempere a seu gosto)
sal e pimenta do reino a gosto

Em uma panela média ou frigideira grande refogue o alho e cebola no azeite até dourar. Adicione a abobrinha e mexa bem, tempere com o sal, pimenta do reino e lemon pepper. Mexa frequentemente para que a abobrinha não grude no fundo da panela, cozinhe com a tampa aberta até que a abobrinha comece a amolecer mas ainda esteja al dente. Apague o fogo e sirva.

Como as porções de arroz e feijão que eu separei foram bem maiores do que eu estou acostumada a comer eu estava sem fome na hora do lanche e só comi esse caqui maravilhoso e bem madurinho.

Para o jantar eu fiz macarrão de uma panela só, é quase uma sopinha de macarrão básica e muito prática.

Novamente eu fiz uma porção maior do que eu consegui comer e minha mãe comeu o que sobrou :), ela está com muita inveja da minha comida haha, mesmo comendo comidas com mais variedade ela ainda quer a minha.

Macarrão de Uma Panela Só (One Pot Pasta)

150 g de macarrão de arroz
1/2 abobrinha ralada
1 cenoura pequena ralada
1/4 de xícara de molho de tomate
água quente
temperos secos a gosto (usei ervas de provence, pimenta caiena e coloquei um pouco de lemon pepper por cima na hora de comer)
sal e pimenta do reino a gosto

Misture todos os ingredientes em uma panela e coloque água quente até o nível do macarrão, os legumes vão soltar água com o cozimento e não precisa passar dessa quantidade. Leve ao fogo alto, mexendo de vez em quando, até que o macarrão esteja cozido e a água seque quase completamente.

Estou muito animada com o desafio, agora a noite coloquei 500 g de ervilha seca de molho e tenho grandes planos para amanhã :).

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *