Batalhoada

1

Logo que deixei de comer carne, uns 4 anos atrás, eu corri atrás de receitas que lembrassem os pratos que eu já estava acostumada, foi uma mudança repentina e conseguir reproduzir sabores que eu já conhecia era bem mais importante do que hoje. De lá para cá o meu paladar mudou muito, eu me arrisco bem mais e saio da zona de conforto sempre que é possível.
Um dos primeiros pratos vegetarianos que eu fiz foi essa versão vegana de batalhoada, guardo a receita do blog Cozinhando sem Carne até hoje e faço, com modificações, sempre. É um prato simples, reconfortante e muito gostoso.
Eu gosto de servir a batalhoada da forma tradicional: com arroz branco e grão de bico. Vou passar a receita de grão de bico que eu sempre faço aqui em casa :).

Batalhoada com Grão de Bico

Batalhoada

4 batatas médias
2 cenouras médias
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
3 tomates
1 cebola
2 dentes de alho
½ xícara de azeitonas sem caroço
pimenta do reino e sal à gosto
tempero a gosto*
¼ xícara de azeite de oliva

*Eu uso uma misturinha caseira de temperos secos que contém noz moscada, manjerona, pimenta calabresa, manjericão e alecrim. Sinta-se a vontade para temperar com o que tiver disponível, salsinha e cebolinha é uma boa combinação.

Grão de Bico

500 g de grão de bico demolhado por 12 horas ou mais
½ cebola
2 dentes de alho
¼ xícara de salsinha picada
água quente
sal e pimenta do reino à gosto

Descasque as batatas e cenouras e corte em rodelas de 0,5 cm de espessura. Cozinhe as batatas e cenouras no vapor e reserve. 
Corte a cebola em rodelas e pique o alho, coloque as cebola e o alho para refogar em uma panela. Corte os pimentões em rodelas e adicione ao refogado, adicione as azeitonas. Tempere com sal, pimenta. Refogue tudo por 5 minutos e reserve.
Corte os tomates em rodelas e reserve.
Para a montagem da batalhoada reserve uma assadeira. Coloque uma camada de tomates, uma camada de batatas e cenouras e uma camada do refogado. Alterne os elementos e regue com o azeite. Cubra a assadeira com uma tampa ou papel alumínio e leve ao forno a 220 graus por 20 minutos.
 Para o grão de bico pique a cebola e o alho em cubinhos e refogue até dourar dentro da panela de pressão. Adicione o grão de bico escorrido, a salsinha, o sal, a pimenta e por ultimo a água quente até cobrir os grãos. Cubra a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, começando a contar quando a panela pegar a pressão.

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *