Acarajé Vegano

1

Quando eu morava no nordeste ainda era onívora e comia acarajé com frequência, na minha cidade encontramos o bolinho em qualquer lugar. Além de acarajé também encontramos tapioca, beiju, beiju molhado, sarolho, pé de moleque (feito com massa de mandioca fermentada, totalmente diferente do pé de moleque do resto do país), caruru, vatapá, abará e muitas outras delícias.
Eu sinto uma imensa falta da comida do meu estado, mas como eu não sou de esperar por nada arregacei as mangas e aprendi a fazer uma versão vegana do meu amado quitute.A primeira vez que tentei fazer acarajé foi desastrosa, eu deixei a massa granulosa e não consegui dar liga para fritar, por fim encontrei a receita da massa básica no livro Mestre Cuca – Larousse, aprendi a fazer um prato baiano-africano em um livro recheado de cozinha francesa, a vida tem suas supresas haha.
O vatapá vegano além de mais econômico é delicioso, não deve em sabor ao vatapá com camarão. A minha receita de vatapá é baseada na receita do blog Laura Vegan.

Acarajé Vegano

Massa do bolinho

2 xícaras de feijão fradinho deixado de molho por 12 horas
½ cebola
sal e pimenta do reino
100 mL de azeite de dendê
óleo de sua preferência para fritar

Vatapá

2 xícaras de amendoim torrado sem pele
1 tomate
1 cebola
1 pimentão de qualquer cor
½ maço de coentro ou salsinha a gosto
2 pães do tipo francês
1 garrafinha de 200 ml de leite de coco
sal e pimenta-do-reino
3 colheres de sopa de azeite de dendê

Salada Vinagrete

2 tomates sem sementes
¼ de cebola roxa
¼ de xícara de cebolinha picada
½ colher de sopa de vinagre (eu usei vinagre de arroz, qualquer tipo de vinagre serve)
sal e pimento do reino

Comece preparando o vatapá. Rasgue os pães em pedaços grandes e coloque de molho no leite de coco.

Bata os amendoins no liquidificador até obter uma farofa, coloque em uma panela e reserve. Bata a cebola, pimentão, tomate e coentro e junte a farofa de amendoim, adicione os pães e duas colheres do azeite de dendê.

Leve ao fogo baixo até que a mistura fique bem cremosa e comece a soltar do fundo da panela. Adicione mais uma colher de azeite de dendê para finalizar.

Para o vinagrete pique e misture todos os ingredients emu ma vasilha, guarde na geladeira até a hora de servir os acarajés.

Para fazer os bolinhos de acarajé bata o feijão fradinho no liquidificador ou processador junto com a cebola, se usar liquidificador faça por partes para não sobrecarregar. Bata bem até que o feijão e a cebola formem uma pasta lisa e transfira a massa para uma tigela grande.

Bata a massa com uma colher de pau, igual massa de bolo, ela precisa crescer e ficar aerada para o bolinho dar certo, bata o máximo que o braço aguentar (é aí que vamos gastar previamente as calorias do acarajé hahaha).

Coloque o óleo e os 100 mL de azeite de dendê para esquentar, eu frito meus acarajés nessa mistura por não encontrar o dendê em grande quantidade aqui onde eu moro, só acho garrafinhas de 200 mL.
Para fritar modele a massa usando duas colheres grandes na forma de quereles (veja o vídeo para saber como fazer) e coloque o bolinho no óleo com delicadeza, frite os bolinhos até que estejam bem dourados.
Sirva os acarajés recheados com o vatapá e vinagrete, de preferência acompanhados com um bom molho de pimenta :).

print

Cozinheirinha vegana. Apaixonada por animais, calopsitas, memes e coisas fofas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *